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Medicina do trabalho

O PCMSO é de elaboração obrigatória pela NR 07 por todas as empresas que possuam 1 ou mais colaboradores regidos pela CLT. O PCMSO tem o objetivo de prevenir, monitorar e controlar possíveis danos á saúde e integridade dos empregados e detectar riscos prévios, especificamente os relacionados à doenças do trabalho.

A NR 07 determina que todas as empresas de Grau de Risco I e II com mais de 25 funcionários e Grau de Risco III e IV com mais de 10 funcionários, possuam um Médico do Trabalho para ser o Coordenador do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

O PCA – Programa de Conservação auditiva é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.

O objetivo do PPR – PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA é evitar e proporcionar o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores.

Segundo a NR 17, a Análise Ergonômica serve para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. A Análise Ergonômica deve abordar, no mínimo, as condições de trabalho relacionadas ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos, às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

O Exame Clínico é parte fundamental do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. É a partir do Exame Clínico, mas não somente deste, que o Médico do Trabalho definirá a aptidão ou não dos trabalhadores para exercerem suas funções nas empresas.

A finalidade da audiometria ocupacional é avaliar a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no trabalho, para detectar possíveis alterações auditivas e a partir daí adotar medidas de engenharia e administrativas, no intuito de evitar o agravamento de possíveis perdas auditivas dos trabalhadores e suas conseqüências legais para a empresa.

São complementares definidos no PCMSO para complementar o Exame Clínico e o Médico do Trabalho poder emitir o ASO de aptidão ou não do trabalhador para exercer determinada função: Exemplos: Hemograma, glicemia, TGO, TGP, Gama GT, Lipidograma,..

O eletrocardiograma (ECG) é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. Serve para detectar possíveis doenças do coração que impeçam de o trabalhador exercer determinadas atividades laborais.

Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar. A espirometria mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. A espirometria serve para a detecção de possíveis doenças respiratórias.

A Acuidade Visual é um exame que avalia a capacidade da visão de perceber a forma e o contorno dos objetos. A Acuidade Visual detecta se um trabalhador possui (ou não) déficit de visão que poderia causar riscos a ele mesmo, a outros trabalhadores e ao patrimônio da empresa.

A Avaliação Oftalmológica serve para avaliar a condição ocular dos trabalhadores, explorando sua capacidade de realizar as tarefas laborais com perfeição e segurança, além de detectar possíveis causas de lesões provocadas em decorrência de atividades no ambiente profissional.

A Campimetria Computadorizada avalia os defeitos do campo visual e escotomas (áreas sem visão) causadas por algumas patologias. É um exame que incorpora os avanços tecnológicos em oftalmologia fornecendo alta confiabilidade.

Exames Radiológicos voltados para Medicina do Trabalho tais como: Raio X de Tórax, Raio X de Coluna, Raio X dos Punhos, dentre outros.

O teste ergométrico é um procedimento onde o trabalhador é submetido a um esforço físico programado e individualizado com a finalidade de avaliar as respostas clínica, hemodinâmica, eletrocardiográfica e metabólica ao exercício. Esta avaliação possibilita: detectar sinais de doença coronariana, reconhecer arritmias cardíacas, bem como dar subsídio ao Médico do Trabalho para a aptidão ou não do trabalhador para determinadas atividades na empresa.

Fazemos a estruturação implantação e gestão de ambulatórios nas empresas. Com ou sem profissionais nossos.

SEGURANÇA DO TRABALHO

O PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é de elaboração obrigatória pela NR 07 por todas as empresas que possuam 1 ou mais colaboradores regidos pela CLT. O PPRA visa a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores através, da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseguintemente controle da ocorrência de risco ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

São Medições Quantitativas que precisam ser realizadas para complementarem o PPRA, PCA, PPRA, LTCAT, Laudo de Insalubridade, PCMAT, Análise Ergonômica e PGR.

O Laudo de Insalubridade é o documento técnico que define se os empregados da empresa têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo), em virtude da exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa.

O laudo de Periculosidade tem por objetivo analisar as atividades desenvolvidas nas empresas, que de maneira direta ou indireta, tenham envolvimento ou contato com explosivos, líquidos e gases inflamáveis, radiações ionizantes, eletricidade e trabalho com motos, avaliando se as mesmas são passíveis de gerar o direito ao recebimento do Adicional de Periculosidade. Visa também, visando à eliminação e/ou controle das situações de risco identificadas nas empresas, de forma a evitar ou minimizar os efeitos de um possível passivo trabalhista.

O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) é um plano que estabelece condições e diretrizes de Segurança do Trabalho para obras e atividades relativas à construção civil.

O PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos considera os níveis de ação acima dos quais deverão ser adotadas medidas preventivas, de forma a minimizar a probabilidade de ultrapassagem dos limites de exposição ocupacional, viabilizando princípios para o monitoramento periódico da exposição. Visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, controlando a ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. É exigido pela NR 22 para Mineradoras, Pedreiras, Atividades de Extração,…

O LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho tem o objetivo de identificar a exposição a agentes físicos, químicos e biológicos ou a associação de agentes prejudiciais à saúde ou á integridade física do trabalhador, para fins de concessão da aposentadoria especial pelo INSS.

QUALIDADE DE VIDA

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

Uma sala de descompressão nada mais é que um espaço onde as pessoas podem passar um tempo e relaxar, e assim retornarem ao trabalho revigoradas. Nós projetamos a sua.

Realizamos palestras sobre temas variados em Qualidade de Vida tais como: Tabagismo, Obesidade, Alimentação Saudável, Felicidade, Motivação,…

Criarmos a gerenciamos Programas de Qualidade de Vida tais como: Programa de redução do Tabagismo, Programa de Alimentação saudável, Programa de Integração de Colaboradores, Programa “Vida Feliz”, Programa de Integração da Empresa com a Sociedade, dentre outros.

MEIO AMBIENTE

O PCA – Plano de Controle Ambiental é um estudo que tem por objetivo identificar e propor medidas mitigadoras aos impactos gerados pelas empresas. Sua elaboração se dá durante a Licença de Instalação e de Operação. O Plano deverá expor, de forma clara, o empreendimento e sua inserção no meio ambiente com todas as suas medidas mitigadoras e compensatórias.

O RCA – Relatório de Controle Ambiental é um dos documentos que acompanha o requerimento de licença quando não há exigência de EIA/RIMA. Seu conteúdo constitui-se numa série de informações, levantamentos e estudos que visam à identificação de não conformidades legais e de impactos ambientais, efetivos ou potenciais, decorrentes da instalação e do funcionamento do empreendimento para o qual está sendo solicitada a licença.

O PGRSS é um plano para gerenciar os resíduos provenientes dos serviços de saúde, seguindo, rigorosamente as legislações ANVISA RDC 306 e CONAMA 358.

O PGRCC – Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – visa estabelecer diretrizes para o correto manejo e destinação ambientalmente adequada de resíduos da construção civil, priorizando a minimização de resíduos sólidos gerados em canteiros de obra.

Auditoria em saúde e segurança do trabalho

Realizamos auditorias em Saúde e Segurança do Trabalho para diversos fins, tais como: Auditorias Internas, Auditorias de Certificações, Auditorias para cadastro em fornecedores,…

Mobilização e gestão de saúde e segurança de empresas terceirizadas

Realizamos todo o controle documental de empresas e colaboradores de empesas terceirizadas, desde a contratação, passando pelos treinamentos, elaboração de documentação de saúde e segurança até o desligamento.

Implantação de sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho

Implantação de Sistemas de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho. Elaboração de Manuais de Saúde e Segurança do Trabalho, Procedimentos Operacionais, Treinamentos e Monitoramento.

Tecnologia e sistema de gestão via web

Utilizamos um moderno sistema de gestão de medicina e segurança do trabalho via web, que permite a informatização de todas as etapas do nosso atendimento e demais processos da sua empresa. Por meio desse sistema, nossos clientes acompanham online tudo o que é relacionado à gestão de SST de sua empresa com acesso a relatórios e consultas. O cliente é auxiliado a acompanhar a saúde de seus colaboradores, tem conhecimento sobre a implantação das ações propostas nos programas de SST, sabe quais são os exames a vencer e vencidos, emite diversos relatórios gerencias e acompanha campanhas de vacinação, treinamentos, vencimento de extintores, dentre outras informações gerenciais.